4 dicas para acertar na inseminação artificial de porcas

Precisando acertar no momento de inseminar porcas? Pois muito bem, atente-se a essas dicas e faça um procedimento perfeito

4 dicas para acertar na inseminação artificial de porcas   Artigos VetProfissional

Precisando acertar no momento de inseminar porcas? Pois muito bem, atente-se a essas dicas e faça um procedimento perfeito:


1 - A inseminação artificial deverá ser feita na presença do macho, tendo-se o cuidado para que o sêmen seja depositado naturalmente na fêmea e não forçado, explica Paulo César Brustolini, Mestre e Doutor em Zootecnia.

2 - O tempo de uma inseminação deve ser de, no mínimo, 4 minutos. Ao mesmo tempo que a inseminação é feita, massageie o flanco e pressione (gentilmente, com as mãos ou cavalgando) as costas da fêmea o que facilitará a penetração do sêmen.

3 - O ideal é adotar duas montas ou inseminações por porca e uma terceira monta ou inseminação somente para porcas com cio novamente testado e confirmado na terceira cobertura. 

4 - Manter intervalo de 24 horas entre montas naturais e de 12 à 24h entre inseminações artificiais.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes do VET Profissional, com o Prof. Paulo César Brustolini, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações