6 dicas de ouro para quem vai criar cabras

O criador antes de iniciar seu plantel para criação de cabras deverá planejar muito bem seu negócio, além de optar por um sistema de criação, escolhido mediante as características da sua região e da sua propriedade

6 dicas de ouro para quem vai criar cabras   Artigos VetProfissional

O criador antes de iniciar seu plantel para criação de cabras deverá planejar muito bem seu negócio, além de optar por um sistema de criação, escolhido mediante as características da sua região e da sua propriedade, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

1. Sistema de criação
Os animais que irão compor seu plantel deverão ter sido pensados também, de acordo com o sistema de criação escolhido. As criações podem ser por hobby, turismo, para produção comercial de leite e, ou derivados e para corte.

2. Objetivos
O caprinocultor precisa definir os seus objetivos com relação ao negócio, pois disso vai depender o dimensionamento do empreendimento, a infraestrutura, a disponibilidade de mão de obra, o tipo de animal, os insumos que serão usados, entre outros. É importante que tudo seja feito na propriedade dentro de uma perspectiva de futuras ampliações, o que favorece o crescimento do negócio sem grandes investimentos.

3. Manejo animal
Para criar cabras, basicamente, você precisa de bons animais, instalações confortáveis que facilitem o manejo, e de boa alimentação para as cabras. Mas também precisa decidir sobre como será feita a comercialização do leite, vendendo o produto cru, ou se fará o processamento na propriedade.

5. Melhoramento genético
Além da produção leiteira, você também pode optar por investir em genética, fazendo melhoramento genético do seu rebanho, visando comercializar matrizes e reprodutores para outros criadores.

6. Localização
No planejamento, a localização do empreendimento tem grande importância. O Capril Sanri, por exemplo, está situado a 70 km de Belo Horizonte, um grande centro consumidor, onde praticamente toda a sua produção é escoada. Essa localização estratégica tem viabilizado a crescente venda de todos os produtos do laticínio e também de animais vivos. Por isso, na hora de planejar, pense na importância da proximidade com os centros consumidores, do bom acesso por estradas e na facilidade de aquisição de insumos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações