A água na manutenção dos fluidos corporais dos animais

A manutenção do volume de água em relação aos demais fluidos presentes dentro e fora da célula ocorre através da osmose

A água na manutenção dos fluidos corporais dos animais   Artigos VetProfissional

A manutenção do volume de água em relação aos demais fluidos presentes dentro e fora da célula ocorre através da osmose. Dessa forma, é possível manter o nível de água e de íons osmoticamente ativos equilibrado nos meios intra e extracelular. “O nível de água deve permanecer igual em todos os compartimentos nos organismos saudáveis, e não deve haver fluxo resultante de água, ou seja, não deve haver água a mais ou a menos nos compartimentos corporais”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VET Profissional.


A água na manutenção dos fluidos corporais dos animais   VetProfissional

O sódio é o principal íon do meio extracelular. Ele representa papel fundamental na manutenção do equilíbrio hídrico. Dependendo da concentração de sódio presente no fluido extracelular o processo de osmose será ativado ou não. Isso ocorre quando a célula encontra-se presente em soluções hipotônicas ou hipertônicas.

• Solução hipotônica: menor quantidade de sódio no líquido extracelular. Quanto tem mais sódio dentro da célula do que fora, a água é puxada para dentro da célula fazendo com que a célula se inche e possa até mesmo se romper.
• Solução isotônica: quantidade de sódio igual à do líquido extracelular.
• Solução hipertônica: maior quantidade de sódio no líquido extracelular. Esse fenômeno também pode causar a morte das células que fornecerão água para o meio extracelular até ressecarem.

Veja o exemplo, na imagem a seguir, de hemácias em solução hipotônica e em solução hipertônica de sódio. No primeiro caso, as células se incham de água e chegam a morrer. No segundo caso, a água presente dentro das hemácias sai para manter o equilíbrio com o meio, o que as deixa murchas.


Hemácias em solução hipotônica e em solução hipertônica de sódio   VetProfissional

Imagens microscópicas de hemácias em solução hipotônica e em solução hipertônica.


Dependendo da maior ou menor concentração do líquido extracelular, a osmose ocorrerá para o interior ou fora da célula. Quanto maior o nível de osmolaridade, maior é o movimento da quantidade de água que sai e entra na célula.

As células não morrem todas de uma vez por causa de problemas de concentração do meio extracelular, senão não seria possível reestabelecer o equilíbrio osmótico nos animais. A morte das células devido ao desequilíbrio hídrico é um processo lento que causa sintomas de desequilíbrio fisiológico nos animais.

Aprenda mais sobre manutenção dos fluidos corporais dos animais, na disciplina – Regulação dos Fluidos Corporais: Composição e Dinâmica dos Líquidos Corporais, disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão. 

Receba Mais Informações