A importância da anamnese para o trabalho com animais

A anamnese deve ser um exame detalhado, capaz de fornecer o perfil do animal, o perfil do ambiente em que ele vive e o perfil do proprietário

A importância da anamnese para o trabalho com animais   VetProfissional

Segundo Ana Carolina Silva Faria, professora do VetProfissional, “A anamnese deve ser um exame detalhado, capaz de fornecer o perfil do animal, o perfil do ambiente em que ele vive e o perfil do proprietário”. A ficha de anamnese do paciente deve ser preenchida minunciosamente e conter os seguintes dados:


• Idade, peso, raça e temperamento do paciente.
• Gênero e período de estro das fêmeas.
• Onde o animal vive.
• Ambiente geral.
• Alimentação.
• Traumas e afecções anteriores (é necessário ter acesso ao prontuário do animal e saber quem foi o médico veterinário responsável por cirurgias ou tratamentos anteriores do paciente).
• Claudicação: o fisiatra deve verificar se o problema é de origem ortopédica ou neurológica (o animal deve ser avaliado quanto à postura em estação, ao caminhar, sentar, subir e descer escadas).

Para o proprietário, a anamnese deve parecer um bate-papo descontraído em que o médico veterinário busca obter o máximo de informações possíveis sobre o animal, por meio de perguntas diretas.

Algumas perguntas devem ser repetidas para que o médico possa verificar se o proprietário lembra mais detalhes ou se há contradição nas respostas. Esse método facilita investigar a origem do problema que causou a chegada do paciente à clínica.

Aprenda mais sobre a anamnese, na disciplina – Reabilitação Ortopédica I disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão. 

Receba Mais Informações