Acidose ruminal em bovinos leiteiros: como essa doença reflete em outros órgãos?

Acidose ruminal é uma doença metabólica geralmente aguda, causada pela ingestão de grãos ou outros alimentos altamente fermentáveis em excesso

Acidose ruminal em bovinos leiteiros: como essa doença reflete em outros órgãos?

A acidose ruminal se apresenta de forma crescente na maioria dos rebanhos, por ser uma doença que possui relação entre nutrição e o seu desenvolvimento.

Acidose ruminal é causada pela queda acentuada no pH do rúmen, em função do excesso de ácidos graxos voláteis produzidos pela fermentação”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal.

A acidose ruminal está restrita ao rúmen, porém em casos mais graves e em que se torna prolongada, outros órgãos e tecidos são acometidos. Isso fará com que a atividade desses órgãos fique diminuída juntamente com a redução da produção e do consumo.

Por isso é tão importante a avaliação do consumo individual, pois dessa forma será possível verificar os animais que passam algum dia com uma redução intensa de consumo.

Em se tratando de bovino leiteiro, destacam-se as seguintes mudanças:

Queda no pH → seleção de microrganismos → produção de toxinas → levando a:

Rúmen: lesão na mucosa; ruminite química (necrótica).
Fígado: abscesso; redução na atividade; rompimentos.
Abomaso: úlcera, decorrente da chegada de substância muito ácida.
Rim: aumento da excreção de H+ para compensar a acidose metabólica.
Respiratório: aumento da frequência (CO2), para compensar a acidose metabólica.
Casco: laminite; estrias horizontais no casco.
Glândula mamária: alteração na composição do leite, com redução na produção de gordura principalmente pela morte de algumas bactérias no rúmen. Ocorre a inversão entre gordura e proteína do leite.

A associação entre todos esses sintomas auxilia no diagnóstico da ocorrência da acidose ruminal.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.