Afecções do sistema locomotor de bovinos: conheça 10 problemas que podem ocorrer devido a essas afecções

As afecções do sistema locomotor possuem grande impacto na vida produtiva do animal, na ocorrência de outras doenças e na sua relação de saúde

Afecções do sistema locomotor de bovinos: conheça 10 problemas que podem ocorrer devido a essas afecções

As claudicações são as manifestações que causam grande dor e estresse ao bovino, comprometendo a saúde e o bem-estar do mesmo. A observação dos fatores de risco para o sistema locomotor dos bovinos, dentro das propriedades, mostra qual a probabilidade de encontrar as afecções e as principais lesões.

De acordo com Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal, alguns problemas podem ocorrer, tanto em bovinos de corte, quanto nos leiteiros, devido a lesões no seu sistema locomotor. Veja a seguir:

1. Pressão e agressão dos cascos: devido à maior intensificação de produção de leite e de confinamento, fazendo com que os bovinos permaneçam por mais tempo estabulados.
2. Comprometimento da produção de leite: as afecções do sistema locomotor causam grande dor ao animal, fazendo com que fiquem visivelmente irritados, seja em função do processo inflamatório estabelecido no local ou devido à redução do consumo de matéria seca.
3. Queda acentuada da imunidade: decorrente do aumento de liberação de cortisol pela grande dor que os bovinos sofrem durante os processos de lesões podais.
4. Ocorrência de metrite puerperal: devido a lesões relacionadas com a liberação de endotoxinas e histaminas, alterando o ambiente uterino, fazendo aumentar os casos dos fetos.
5. Retenção de placenta e hipocalcemia: animais que sofrem problemas locomotores no pré-parto possuem queda muito acentuada de consumo de alimentos, levando à baixa produção de cálcio, responsável pela liberação da placenta nas primeiras 12 horas no pós- parto.
6. Diminuição da taxa de inseminação: em situações em que os animais apresentam lesões de casco, haverá diminuição de ocorrência de montas.
7. Aumento da ocorrência de lesões na glândula mamaria e de mastite: o animal com problema no sistema locomotor vai permanecer mais tempo deitado, ficando com o úbere em contato com o solo, fazendo com que aumente a porta de entrada para patógenos causadores de mastite.
8. Maior probabilidade de lesões em bovinos submetidos a sistema de pastejo: os animais permanecem muito tempo no pasto, percorrendo longas distâncias para obter o alimento ou para se locomover até a ordenha. Os diversos tipos de solos podem ocasionar e aumentar as lesões.
9. Ocorrência de acidose ruminal: em animais a pasto, devido à redução do consumo de forragem e dos alimentos concentrados.
10. Menor acesso ao cocho: animais confinados, com lesões no sistema locomotor, não chegarão no tempo adequado aos cochos e com isso terão menor tempo de alimentação e maior disputa com outros animais. Caso a mistura de fração volumosa e concentrada não seja feita adequadamente ao organismo, haverá complicações.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.