Alterações ortopédicas em animais: como avaliar a movimentação do paciente?

A avaliação do paciente é feita por meio da observação do animal juntamente com o proprietário

Alterações ortopédicas em animais: como avaliar a movimentação do paciente?

É necessário observar o animal em diversas posições antes de prosseguir para os exames físicos. Devemos avaliar o paciente também em movimento: enquanto caminha, a trote e a galope, quando possível”, explica Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária, Fisiatra e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal.

A severidade da alteração ortopédica pode ser classificada de acordo com os graus de claudicação apresentados pelo paciente, conforme de-monstra a tabela a seguir:

Tabela

Durante a avaliação, o médico veterinário deve atentar para a presença ou não de atrofia muscular.

Uma das formas mais eficientes de se avaliar a presença de atrofia no membro pélvico é fotografar o animal posicionado em estação e de costas para a câmera.

Ao fazer a avaliação do paciente junto com o proprietário, o médico deverá perceber o comportamento do dono do animal para verificar se a pessoa é capaz de colaborar ou não com o tratamento em casa ou durante as sessões de fisioterapia.

Muitos animais se sentem acuados ou estressados diante dos donos, enquanto outros se sentem mais à vontade com o proprietário.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisioterapia e Reabilitação Animal do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária e Fisiatra, Mestra em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações