Alterações patológicas mais recorrentes no sistema reprodutivo de fêmeas bovinas: como diagnosticar?

As doenças reprodutivas encontradas no rebanho apresentam obstáculos para o criador, prejudicando o desempenho do animal e impedindo que atinja seu máximo potencial

Alterações patológicas mais recorrentes no sistema reprodutivo de fêmeas bovinas: como diagnosticar?

As patologias mais comuns encontradas, tanto em fazendas de leite quanto de corte, são o cisto ovariano (folicular e luteínico) e o tumor das células da granulosa.

A ultrassonografia é um importante instrumento para identificação dessas patologias”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal.

O uso do ultrassom possibilita então um correto e seguro entendimento para obtenção de diagnósticos precisos e tomadas de decisões rápidas para que o animal possa ser emprenhado, revertendo às patologias em uma melhoria de produtividade e retorno econômico para fazenda de criação bovina.


Principais patologias:


Cisto ovariano (folicular e luteínico)

São alterações patológicas presentes, principalmente, em bovinos de fazendas leiteiras, decorrentes de variáveis de estresse crônico (calórico, nutricional).

Características:

Cisto folicular: ponto anecoico, revestido por uma membrana fina, com acúmulo excessivo de líquido. A formação de patologias do cisto folicular acarreta uma desordem metabólica/fisiológica, presente desde o eixo hipotalâmico-hipofisário.
Cisto luteínico: ponto anecoico, revestido por uma camada luteínica, com acúmulo de líquido.


Tumor das células da granulosa

• Consiste em alteração neoplásica de células presentes na região dos folículos ovarianos.
• Leva a um aumento exacerbado do tamanho do ovário.
• Estruturas inconsistentes, sem formações corretas.


Outras patologias uterinas que também podem ser encontradas são a endometrite, metrite, piometrite e mucometra. Elas comprometem a atividade do ovário no que diz respeito à ciclicidade dos animais. Trata-se de inflamações uterinas vistas de forma mais segura através da avaliação ultrassonográfica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.