Amputação de dígito em bovinos: como é feita a cirurgia?

A amputação de dígito em bovinos é um procedimento realizado sempre que alguma patologia acomete o dígito do animal

Amputação de dígito em bovinos: como é feita a cirurgia?

A amputação de dígito em bovinos é um procedimento realizado sempre que alguma patologia acomete o dígito do animal. Na maior parte das vezes, essa patologia se inicia a partir do casco e acomete as articulações interfalangeanas.

“Primeiramente administra-se anestesia local, por meio da técnica de Bier, utilizada para bloqueio da parte distal de membros locomotores”, explica Guilherme Costa Fausto, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais.

A incisão é realizada na porção plantar no eixo axial; ao longo da circunferência que acompanha a coroa do casco do dígito afetado e na porção dorsal no eixo axial. Durante a incisão, procure preservar, ao máximo, o tecido íntegro do pé do paciente para propiciar uma melhor sutura ao final da cirurgia.

A incisão na porção dorsal em direção ao eixo axial deve ser feita até a altura da falange proximal.

A divulsão deve se iniciar da porção dorsal, em direção à porção plantar, com o objetivo de rebater a pele e afastar o tecido do pé do animal. Desse modo, é possível expor as falanges e articulações interfalangeanas. Utilize pinças Allis para auxiliar à divulsão.

Durante a divulsão da pele, faça também a incisão das estruturas tendíneas e ligamentosas ao redor do dígito, entre elas, o tendão extensor e os tendões flexores.

Após fazer a incisão e rebater a pele, é necessário fazer a palpação e identificação das articulações interfalangeanas.

Identificadas as articulações, diante das condições do paciente, o médico veterinário deverá optar em que nível se dará a amputação do dígito do animal.

Após remover o dígito, faça a palpação da região à procura de pontas de osso, as quais necessitam ser aparadas e removidas, pois podem lacerar a pele após a sutura.

A limpeza da ferida cirúrgica deve ser feita com solução antisséptica e soro fisiológico visando retirar o máximo de coágulos e alguma matéria orgânica que, porventura, possa ter caído sobre a ferida durante o procedimento.

A sutura é feita unindo a pele rebatida durante a amputação nos planos dorsal e plantar. Após finalizar a sutura, faça a limpeza da região. O resultado será uma ferida cirúrgica aberta, de tratamento prolongado. Por isso, é necessário fazer aplicação de antibiótico local, proteção com gaze e bandagem compressiva.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M.e Samuel Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o Prof. Dr. Guilherme Costa Fausto, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.