Anamnese em cães e gatos para a identificação de problemas de pele

A anamnese inicia-se pela queixa principal do proprietário e deve se desenvolver por meio de uma série de perguntas feitas pelo médico veterinário, a fim de identificar alterações e solicitar exames

 
Semiologia do Sistema Tegumentar em Cães e Gatos    Artigos VetProfissional

É mesmo possível realizar anameses em cães e gatos para a identificação de problemas de pele? Sim, é. A anamnese inicia-se pela queixa principal do proprietário e deve se desenvolver por meio de uma série de perguntas feitas pelo médico veterinário, relativas ao sistema tegumentar que irão orientá-lo na identificação das alterações, bem como sugerir exames complementares.

Após a anamnese, inicia-se o exame clínico geral propriamente dito por meio da observação sinais vitais do animal. No exame clínico geral, é preciso observar:


- a coloração das mucosas,
- a frequência cardíaca e respiratória,
- o nível de hidratação do animal,
- outras alterações que podem estar relacionadas ao sistema tegumentar.

Posteriormente ao exame clínico geral, o Médico Veterinário deverá dar início ao exame físico específico da pele, por meio de ficha clínica específica que permite o mapeamento dermatológico do animal.

Após o mapeamento dermatológico, o Veterinário pode ou não solicitar exames complementares da pele do paciente. Esses exames auxiliam no diagnóstico e também ajudam o médico a descartar certas alterações como a presença de sarnas, piolhos entre outras.

Aprenda mais sobre como realizar Anamnese em Cães e Gatos no Curso Semiologia do Sistema Tegumentar em Cães e Gatos, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações