Animais cardiopatas: como montar uma resenha e uma anamnese desses animais?

Para o diagnóstico, antes da avaliação física e outros exames, o médico veterinário deve fazer a resenha e a anamnese, as quais fornecerão informações essenciais para o diagnóstico do paciente cardíaco

Animais cardiopatas: como montar uma resenha e uma anamnese desses animais?

A resenha compreende os dados básicos do animal, como sexo, espécie, idade e raça, enquanto a anamnese capta dados relacionados ao seu histórico de vida, familiar e de saúde.

Todas as informações contidas em uma resenha podem ajudar na avaliação do paciente cardiopata e auxiliar no direcionamento do diagnóstico”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias. São elas:

Sexo: algumas enfermidades cardíacas apresentam predisposição sexual.

Espécie: na rotina clínica cardiológica, a doença mais frequente em cães é a degeneração mixomatosa da válvula mitral. Já nos gatos, as cardiomiopatias.

Idade: as doenças degenerativas são mais comumente diagnosticadas em animais de meia idade a idosos (degeneração de mitral). Já as doenças congênitas em pacientes jovens.

Raça: algumas raças de animais são mais predispostas a apresentarem cardiomiopatias.

A anamnese é responsável por mais de 70% de um diagnóstico. Para pacientes cardiopatas, a anamnese e o exame físico são responsáveis por mais de 85% do diagnóstico.


Pontos que devem ser analisados em uma anamnese:

Queixa principal: o que trouxe o paciente até o consultório.

Histórico familiar: verificar se existe alguma condição associada à transmissão genética.

Localização geográfica e viagens: algumas doenças, como a dirofilariose, ocorrem em regiões litorâneas.

Uso de medicamentos: administração de fármacos para a queixa principal e se houve melhora ou não.

Manejo nutricional: qual a dieta do paciente, pois algumas doenças cardíacas podem ocorrer devido à deficiência nutricional, principalmente a cardiomiopatia dilatada.

Utilização do animal: se utilizado para reprodução, pode transmitir doenças geneticamente.

Os pacientes cardiopatas costumam ser assintomáticos. Em muitos casos, os primeiros sinais clínicos surgem somente quando o paciente está em insuficiência cardíaca congestiva (ICC).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cardiologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.