Animais lagomorfos: conheça as principais características desses pets

Nos dias atuais, é fundamental que o clínico veterinário saiba realizar o manejo adequado de animais lagomorfos adotados como pet. Falhas no manejo alimentar e ambiental dessas espécies são causas comuns de atendimento em clínicas veterinárias

Animais lagomorfos: conheça as principais características desses pets

A característica de crescimento rápido compensatório dos dentes incisivos dos coelhos (lagomorfa) é semelhante à dos roedores (rodentea), e, por isto, os coelhos foram, por muito tempo, considerados roedores, já que ambos têm hábitos comuns de se alimentarem roendo os alimentos a serem ingeridos.

Atualmente há mais de 50 raças reconhecidas de coelhos e, cada uma delas, apresenta qualidades distintas: há raças destinadas a corte e consumo, raças criadas para a produção de peles e pelos e raças especializadas para pet ou animais de companhia”, explica Letícia Bergo Coelho Ferreira, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens.

Principais características de animais lagomorfos:

• Mamíferos placentários.
• Animais herbívoros.
• Hábito noturno.
• Vivem em grupos.
• Dentes incisivos proeminentes e de crescimento contínuo.
• Orelhas compridas características.
• Membros pélvicos com conformação anatômica apropriada para realizar saltos. Os membros anteriores bem menores que os posteriores, fato que se verifica menos acentuadamente nos roedores.
• Metabolismo elevado.

Para diferenciar coelhos fêmea e macho, basta observar a presença da papada na região do pescoço, desenvolvida logo após a puberdade somente nas fêmeas.

Os membros pélvicos dos coelhos são característicos de animais saltadores. Esses animais não apresentam coxins nas solas dos pés.

Animais lagomorfos apresentam diferenças consideráveis em relação aos roedores quando o assunto é a cavidade oral e a morfologia dos dentes.

Veja algumas diferenças:

• Possuem um par a mais de dentes incisivos superiores totalizando 2 pares, ou seja, 4 dentes incisivos superiores e 2 dentes incisivos inferiores.
• Apresentam uma fileira de dentes caudal à fileira rostral.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica e Manejo de Animais Silvestres e Pets Exóticos do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Letícia Bergo Coelho Ferreira, Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.