Animais sinantrópicos: você sabe o que são?

Animais sinantrópicos são aqueles que vivem junto ao homem sem serem desejados, e são vetores de doenças, isto é, animais ou objetos que aproxima o agente patogênico do indivíduo suscetível

Animais sinantrópicos: você sabe o que são?

Animais sinantrópicos são aqueles que, embora indesejados pelo homem, vivem no espaço urbano devido às condições de alimentação e abrigo que o ambiente proporciona. São pragas que transmitem doenças ou são peçonhentos.

O combate a esses animais também constitui ação de saneamento básico, já que eles trazem prejuízos à saúde.

Esse é um tema muito importante para o médico veterinário, que precisa conhecer, identificar, saber controlar e combater os animais sinantrópicos, uma vez que esses podem se manifestar em laticínios, criatório de animais, frigoríficos, depósitos e fábricas de ração, e nas comunidades urbanas, onde podem se tornar um sério problema de saúde pública”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

É importante destacar que é o próprio homem quem oferece um ambiente propício para a infestação por roedores quando não mantém a limpeza e a organização de locais onde são armazenados alimentos diversos e de áreas onde são manipulados produtos que atraem esses animais, além do acesso à água.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações