Animal com afecção no trato urinário: qual a importância da resenha e da anamnese?

A avaliação do paciente com suspeita de alguma doença do trato urinário deve ser iniciada através da observação da resenha e através da anamnese

O sistema urinário é complexo e formado por órgãos essenciais para a manutenção do organismo. Além da produção de urina, também é responsável pela manutenção da homeostase e produção de hormônios.

A avaliação do paciente com suspeita de alguma doença do trato urinário deve ser iniciada através da observação da resenha. “A resenha deve ser considerada como um ponto de ajuda no direcionamento do diagnóstico, mas por si só não deve ser levada em consideração para direcionar as ações clínicas”, explica Luiz Eduardo, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

Quais fatores devem ser avaliados em uma resenha?

- Espécie animal: a doença renal crônica é muito comum em caninos e felinos. Deve-se sempre avaliar a prevalência e os graus de acometimento.
Exemplos de prevalências: Cão Shitzu - displasia renal; Gato persa - doença renal policística; Cães Dálmata e Schnauzer – urolitíase.

- Idade: as doenças congênitas são diagnosticadas com mais frequência em pacientes jovens. Já as doenças degenerativas em pacientes de meia idade a idosos.

- Sexo: os machos estão mais predispostos à obstrução uretral. No macho felino, a própria morfologia da uretra peniana favorece a obstrução, seja no caso de cistite idiopática ou urolitíase. No macho canino, a maioria das obstruções ocorre caudal ao osso peniano.

Realizada a resenha, passamos para a anamnese. A anamnese consiste em recordar o histórico, assim como hábitos do animal, ambiente em que vive, entre outros dados que possam ajudar no reconhecimento da doença ou problema, sendo responsável para obtenção de grande parte do diagnóstico veterinário.

No processo de anamnese, as perguntas devem ser direcionadas para as alterações urinárias apresentadas.

As indagações feitas ao proprietário, referentes ao trato urinário (alterações urinárias) do animal, devem estar relacionadas a:

- Urina: coloração, odor, presença de sólidos e de sangue.

- Micção: controle, frequência e volume.

- Histórico familiar de doenças urinárias: as doenças podem ser hereditárias.

- Perguntas sobre outros órgãos.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!