Animal com câncer, necessitando de quimioterapia. Mas afinal, o que é quimioterapia?

A quimioterapia (QT) consiste no uso de drogas citotóxicas para o tratamento do câncer. Trata-se de um terapia sistêmica, da qual participam agentes com diferentes mecanismos de ação

Animal com câncer, necessitando de quimioterapia. Mas afinal, o que é quimioterapia?

A quimioterapia é uma modalidade recente para tratamento do câncer, apresentando, aproximadamente 50 anos de prática. Contudo, existem relatos de civilizações antigas que utilizavam extratos de plantas para o tratamento de tumorações, a exemplo do arsenito, cujo uso foi mencionado há 400 a.C.

O primeiro tratamento quimioterápico na medicina veterinária foi realizado em 1946. O paciente era um cão acometido por linfoma. “Desde então, os medicamentos quimioterápicos passaram a ser cada vez mais estudados, novas substâncias foram desenvolvidas e tornaram-se úteis para prolongar a vida de pacientes oncológicos, seres humanos e animais”, explica Rodrigo Horta, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

A quimioterapia (QT) consiste no uso de drogas citotóxicas para o tratamento do câncer. Trata-se de uma terapia sistêmica, da qual participam agentes com diferentes mecanismos de ação. A associação de medicamentos pode ser feita para otimizar os resultados e evitar os efeitos colaterais provocados por altas doses de uma única droga.

São princípios básicos da quimioterapia:

• Toda população de células tumorais deve ser erradicada para se estabelecer a cura.
• Doses máximas toleradas (DMT) devem ser administradas em intervalos de tempo necessários para a recuperação dos efeitos colaterais.

As doses máximas toleradas (DMT) correspondem ao intervalo entre a dose mínima administrada ao paciente para controle do tumor e a dose máxima que causa efeitos colaterais aceitáveis. Esse intervalo é denominado “Janela Terapêutica”.

Os quimioterápicos são tóxicos e o intervalo entre a dose mínima para controle e dose máxima tolerável é próximo. Essa característica resulta em baixo índice terapêutico.

Objetivos da quimioterapia (QT):

• Controle da doença;
• Aumento da sobrevida;
• Aumento do intervalo livre da doença.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.