Animal com necessidades de reabilitação neurológica: quais os tipos de tratamentos e modalidades terapêuticas fisioterapêuticas disponíveis?

Visando restaurar a função neuromuscular dos animais reduzindo a dor pós-cirúrgica, manter a amplitude do movimento e prevenir a atrofia muscular, os fisiatras agem com tratamentos para a reabilitação neurológica

Animal com necessidades de reabilitação neurológica: quais os tipos de tratamentos e modalidades terapêuticas fisioterapêuticas disponíveis?

A avaliação do paciente neurológico em fisioterapia animal consiste na análise do estado mental do paciente e dos seus reflexos espinhais e miotáticos. “Dependendo dos achados nessa avaliação, pode-se partir para as recomendações terapêuticas, levando em consideração a necessidade de cirurgia ou não”, explica Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária, Fisiatra e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.


Tipos de tratamento:

Tratamento conservador: dependendo do tipo de lesão medular, o tratamento conservador é a primeira escolha do médico fisiatra. Nesse tratamento são indicados o uso de medicamentos aliado à fisioterapia.

• Glicocorticoides.
• AINES (cuidado com estômago).
• Opioides: tramadol, morfina.
• Fisioterapia (controle da dor, retorno da função, suporte).

Os glicocorticoides devem ser associados a medicamentos opioides para conter a dor e a inflamação provocadas pelas lesões.

A partir dos resultados positivos obtidos no decorrer do tratamento conservador, o paciente deverá mudar o estilo de vida. Contudo, pode haver recidivas.

Durante o tratamento conservador o animal deve ser mantido em confinamento ou restrito em suas atividades diárias para que a lesão não se agrave ou para que não ocorram novas lesões.

Quando o tratamento conservador não funciona, é necessário indicar a intervenção cirúrgica ao paciente.


Tratamento pós-operatório: em pacientes neurológicos, a fisioterapia apresenta resultados amplamente positivos no período pós-operatório.

As modalidades terapêuticas são semelhantes para os tratamentos conservador e pós-operatório. São elas:

• Termoterapia.
• Eletroterapia.
• Laserterapia.
• Magnetoterapia.
• Ultrassom terapêutico.
• Hidroterapia.
• Cinesioterapia.
• Vetcar (cadeira de rodas).

Durante a termoterapia, o médico veterinário deverá atentar para as áreas de isquemia presentes no corpo do animal. O ultrassom não deve ser aplicado de modo contínuo em lesões medulares que sofreram intervenções cirúrgicas de hemilaminectomia e transecção medular.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisioterapia e Reabilitação Animal do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária e Fisiatra, Mestra em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.