Anti-inflamatórios esteroidais: conheça as características desse tipo de medicamento

Os anti-inflamatórios esteroidais (AIES) ou chamados corticosteroides são análogos sintéticos dos glicocorticoides e dos mineralcorticoides naturais

Anti-inflamatórios esteroidais: conheça as características desse tipo de medicamento

Atualmente, os esteroides sintéticos vêm ganhando muito espaço tanto na medicina humana, quanto na veterinária, principalmente por serem potentes anti-inflamatórios e imunossupressores.

Os anti-inflamatórios esteroidais são bem absorvidos em qualquer sítio de administração (enteral, parenteral e tópica), sendo a maioria insolúvel em água”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As formas de apresentações comerciais dessas drogas incluem o uso tanto veterinário quanto humano.

Veterinário: suspensão e solução para uso otológico, spray para uso tópico na pele, pomadas e cremes.

Humano: injetável (solução suspensão), comprimido, cremes e pomadas.

A biotransformação das drogas anti-inflamatórias esteroidais acontece no fígado, com processos de oxidação, redução, hidroxilação e conjugação.

Alguns anti-inflamatórios esteroidais se tornam ativos após a biotransformação, como cortisona (hidrocortisona) e prednisona (prednisolona).

As drogas anti-inflamatórias esteroidais podem ser classificadas de acordo com sua meia-vida, sua potência e sua duração de ação no organismo do animal.


A caracterização de duração de ação possui efeitos rápidos, intermediários e prolongados. Veja a seguir.

a) Ação rápida: apresentam potência menor do que os de ação mais prolongada, com afinidade a proteínas plasmáticas, como hidrocortisona e cortisona.

b) Ação intermediária: extremamente adequados às terapias crônicas, possuindo maior número de ligação aos receptores.

c) Ação prolongada: ligação reduzida com proteínas plasmáticas, acarretando em menor velocidade de excreção e (provavelmente) e maior afinidade aos receptores (dexametasona e betametasona).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.