Antibióticos errados fazem aves criarem resistência às doenças respiratórias

A utilização errônea e o uso frequente de antibióticos na criação avícola fizeram com que, com o passar do tempo, os galináceos desenvolvessem resistências microbianas às bactérias

Antibióticos errados fazem aves criarem resistência às doenças respiratórias   VetProfissional

A utilização errônea e o uso frequente de antibióticos na criação avícola fizeram com que, com o passar do tempo, os galináceos desenvolvessem resistências microbianas às bactérias causadoras de doenças respiratórias recorrentes, explica Marcelo Dias, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Por isso, o Ministério da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento (MAPA) passou a realizar o monitoramento do uso de antibióticos na produção avícola brasileira, principalmente em produções dedicadas ao mercado externo. Em diversos países, há uma série de restrições ao consumo de aves que foram medicadas com antibióticos.

O médico veterinário deve buscar conhecer outros tipos de soluções e alternativas inovadoras ao uso recorrente de antibióticos no plantel. Um bom exemplo é o uso de prebióticos na criação de frangos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações