Aparelho locomotor de animais domésticos: quais as características dos músculos?

O aparelho locomotor do animal é dividido em porção ativa e porção passiva. O conjunto de músculos faz parte da porção ativa do aparelho locomotor

Aparelho locomotor de animais domésticos: quais as características dos músculos?

O aparelho locomotor do animal é dividido em porção ativa e porção passiva. A porção passiva é constituída dos ossos que compõem o esqueleto e dá sustentação ao corpo do animal. A porção ativa é representada pelo conjunto de músculos, os quais o estudo é denominado miologia.

Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Morfologia Animal, explica que, a partir da observação do modelo de um músculo, vemos que ele pode ser dividido em três partes: uma porção mais dorsal, outra mais ventral e a parte central que é chamada de ventre muscular. As extremidades do músculo são chamadas tendões ou aponeuroses. Os tendões têm o formato mais cilíndrico e, quando essa extremidade tem o formato mais laminar, é chamada de aponeurose ou aponevrose. A maioria dos músculos apresenta um ventre muscular, uma extremidade dorsal e outra ventral. A porção da extremidade do músculo pode ser chamada de origem ou inserção. Entretanto, alguns músculos possuem mais extremidades.

É considerada origem a parte do músculo que, durante o movimento, permanece mais fixa. Já a inserção, também chamada cauda do músculo, é o segmento que se desloca quando ocorre a contração.

A maioria desses músculos apresenta uma única estrutura de cada: origem, ventre muscular e inserção. Entretanto, alguns músculos apresentam duas origens. Quando isso ocorre, o músculo é classificado como bíceps, porque a origem também é chamada de cabeça do músculo. Se o músculo apresentar uma terceira origem, será chamado de tríceps. Apresentando quatro origens, será chamado de quadríceps.

Quando o músculo apresentar duas inserções, será classificado como bicaudado. Acima de duas inserções, será chamado de policaudado.

Quando o músculo apresentar dois ventres musculares, será chamado de digástrico. Acima de dois ventres, será chamado de poligástrico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária - Osteologia e Miologia de Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.