Aparelho urogenital de animais domésticos: órgãos reprodutivos femininos

Os órgãos reprodutivos são responsáveis, dentre outras funções, pela perpetuação de uma espécie animal por meio da produção dos gametas, da fecundação, da gestação e da formação de um novo indivíduo

Aparelho urogenital de animais domésticos: órgãos reprodutivos femininos

A reprodução, tanto na espécie humana quanto na espécie animal, é essencial para a perpetuação das espécies. Nas fêmeas, o ovário é a gônada feminina responsável pela produção do gameta, chamado de ovócito ou óvulo. Os ovócitos produzidos pelo ovário são liberados a cada ciclo estral da fêmea para que seja fecundado, formando, assim, o embrião e, consequentemente, gerando uma nova vida.

Os aparelhos genitais femininos apresentam particularidades de espécie para espécie, como, por exemplo, diferentes tamanhos de ovários”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Morfologia Animal.

A partir do ovário tem-se uma sequência de órgãos tubulares, que estão em contato com o ovário. Em contato com o ovário tem-se a tuba uterina, que está ligada ao útero e esse, por sua vez, está ligado à parte do órgão copulador da fêmea.

Tuba uterina

A tuba uterina é uma estrutura tubular que faz a ligação do ovário com o útero. Quando o ovócito é liberado pelo ovário, ele é capturado pela tuba uterina, onde poderá ser fecundado ou não, seguindo, nos dois casos, para o útero.

Portanto, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide acontece na tuba uterina.

Qualquer patologia relacionada à tuba uterina causa a diminuição da fertilidade da fêmea, pois dificulta a chegada do óvulo, fecundado ao não, ao útero. A hidrossalpinge, que consiste no acúmulo de líquido nas tubas uterinas, é a doença mais comum dessas estruturas anatômicas.

Útero

A função principal do útero é a gestação, ou seja, o desenvolvimento do feto. Mas, o útero possui, também, outras funções, como produção do hormônio prostaglandina, reconhecimento materno fetal e transporte de espermatozoide.

Vagina, vestíbulo e vulva

A última porção do aparelho genital feminino é constituída de três partes. Do interior para o exterior nós temos a vagina, o vestíbulo e a vulva, que representa a genitália externa. Essas três porções são consideradas o órgão copulador da fêmea.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária – Anatomia Sistemática dos Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações