Aprenda o funcionamento do pastoreio de lotação rotacionada para terminação em pasto

Esse método baseia-se no ajuste da taxa de lotação e na divisão da pastagem em um número variável de piquetes onde os animais permanecem por períodos que podem variar ao longo do ano.

Aprenda o funcionamento do pastoreio de lotação rotacionada para terminação em pasto VetProfissional

Esse método baseia-se no ajuste da taxa de lotação e na divisão da pastagem em um número variável de piquetes onde os animais permanecem por períodos que podem variar ao longo do ano.

Para a implementação do pastoreio de lotação rotacionada, passa a ser de grande importância o conhecimento de variáveis como:


- Ciclo de pastejo;
- Período de ocupação;
- Período de permanência;
- Período de descanso;
- Altura do relvado no pré-pastejo;
- Altura do relvado no pós-pastejo;
- Estrutura do relvado; e
- Capacidade de suporte da pastagem.

O ciclo de pastejo é o período de ocupação somado ao período de descanso da pastagem de cada piquete e de todos os piquetes no módulo de pastoreio. O período de ocupação é o tempo em que o piquete permanece sendo pastejado. Já o período de descanso é aquele em que o piquete permanece vedado para recuperação das plantas forrageiras.

Quanto maior for a velocidade de rebrota, menor deverá ser o tempo de ocupação e se faz necessária a utilização de maior número de piquetes. O pastejo de um piquete deve ser iniciado no momento em que a planta oferece a forragem na sua máxima qualidade nutricional, que também é o momento em que a planta atinge sua máxima altura antes de entrar em senescência.

Por outro lado, o pastejo deve ser encerrado e o piquete desocupado assim que as plantas atinjam a metade da altura que tinham no momento da ocupação, de forma a garantir um resíduo que favoreça a rebrota. O momento de início e de término do pastejo em um piquete, portanto, será determinado pelo que se convencionou chamar de alturas-alvo de entrada e saída, que variam com a espécie forrageira.

Aprenda mais sobre o funcionamento do pastoreio de lotação rotacionada no Curso Online Terminação de Bovinos em Pasto, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações