Aprenda o passo a passo do casqueamento em bovinos

Antes de começar o casqueamento, avalie cuidadosamente todas as vacas para determinar quais necessitam de casqueamento.

Aprenda o passo a passo do casqueamento em bovinos   Artigos VetProfissional

Antes de começar o casqueamento, avalie cuidadosamente todas as vacas para determinar quais necessitam de casqueamento. Depois, os seguintes passos resumem a base para o processo:

1) Comece com a unha de dentro do membro posterior. Usualmente, essa unha tem a forma normal.

2) Usando como guia a unha de dentro, apare a unha de fora (membros posteriores), deixando-a do mesmo tamanho. Quando terminar, as superfícies de apoio deverão estar planas de dentro para fora e da frente para trás.

3) Dê forma e incline a sola de tal modo que a parte interna e mais posterior da sola aprofunde em direção ao centro das duas unhas. Tenha cuidado, contudo, pois um excessivo aprofundamento ou inclinação da sola, nessa área, diminui a superfície de apoio da muralha externa. Esse é um dos erros mais comuns no casqueamento.

4) Nivele os talões. As superfícies de apoio dos talões deverão estar no mesmo plano. Isso distribui o peso igualmente entre as unhas.

Em cascos danificados:


1) Apare de forma que a unha danificada fique bem baixa em direção ao talão, para aumentar a superfície de apoio na unha sadia. Abaixando a unha danificada, reduz-se sua superfície de apoio, o que irá permitir o seu restabelecimento e eventual retorno à função e saúde normais.

2) Remova o tecido córneo solto, apare e retire fora cristas duras. Somente tecido saudável deverá ser deixado no local. Durante todo o casqueamento, preste atenção ao nivelamento entre as unhas. É objetivo primordial, quando preservar a unha de dentro, remover os tecidos córneos soltos, especialmente no talão.

Finalmente, vacas que não responderem ao casqueamento ou piorarem dentro de uns dois dias deverão ser reexaminadas. Pés e pernas são o maior problema de saúde para muitos rebanhos. As causas desses problemas incluem: nutrição, alimentação, acomodações, meio ambiente (incluindo aqui estradas e corredores), outras doenças, níveis de manejo e influências genéticas.

Aprenda mais sobre o casqueamento de animais no Curso Online Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações