Artrite Encefalite Caprina (CAE): entenda como ocorre essa enfermidade!

A Artrite Encefalite Caprina (CAE) é uma enfermidade causada por vírus que causa sérios prejuízos à produção caprina, uma vez que não há tratamento

Artrite Encefalite Caprina (CAE): entenda como ocorre essa enfermidade!

A Artrite Encefalite Caprina (CAE) é uma enfermidade causada por vírus de RNA não oncogênico pertencente à família Retroviridae, um vírus do gênero Lentivírus, e afeta as células do sistema monocítico fagocitário (SMF), ou seja, células do sistema imune.

No Brasil, a doença ocorre com maior frequência na região sudeste e sul, e vem aumentando na região nordeste devido à importação de animais”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

A prevalência da doença é bem variável, dependendo de fatores como sistema de criação, em que, nos mais intensivos, os animais são mais manipulados. Nesse sentido, os rebanhos leiteiros, por necessitar de um manejo maior, se destacam como mais susceptíveis ao vírus.

Esse vírus tem grande importância econômica por se tratar de uma doença crônica, para a qual não há tratamento. Assim, uma vez infectado, o animal tem todas as células do sistema imunológico atingidas pelo vírus, e a doença afeta a produção de leite, leva a diminuição da produção e da vida produtiva, assim como do período de lactação, entre outras consequências.

Normalmente, a contaminação ocorre pela ingestão do leite contaminado, mas pode ocorrer também através de objetos perfurocortantes.


Profilaxia e Controle da CAE

• É preciso, primeiramente, testar todos os animais;
• Os animais cujos diagnósticos foram positivos devem ser separados dos animais negativos;
• Os animais em lactação positivos para CAE devem ser ordenhados por último;
• Quando há baixa casuística na propriedade, qualquer animal que apresentar resultado positivo pra doença deve ser descartado. Contudo, quando se tratar de um animal muito produtivo, pode-se separá-lo do rebanho, aguardar sua parição, descartando-o em seguida.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.