As principais doenças dos suínos

As doenças prejudicam os animais e também o resultado financeiro da atividade

As principais doenças dos suínos   Artigos VetProfissional


Mariana Costa Fausto, professora do VetProfissional, contextualiza que a suinocultura é um dos nichos de mercado mais atraentes para se investir no Brasil graças às possibilidades de produtividade e rentabilidade. Os números da atividade no país são animadores e têm levado cada vez mais criadores a entrar no ramo.

O sistema agroindustrial da suinocultura engloba um conjunto de atividades e profissionais nas indústrias produtoras de insumos, fabricantes de rações, medicamentos, equipamentos e material genético, profissionais e médicos veterinários, granjas, abatedouros e frigoríficos, assim como as indústrias que processam os alimentos, distribuidores e o consumidor final.

Porém, os suinocultores precisam estar atentos à saúde dos seus animais, que é um fator imprescindível para o sucesso da suinocultura. Algumas doenças são extremamente contagiosas e podem prejudicar severamente a criação se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente.

Confira a seguir as principais doenças dos suínos, bem como a melhor forma de evitá-las:


1- Coccidiose suína

Afeta principalmente os leitões e é causada por um protozoário. Os principais sintomas são diarreia amarela e pastosa nos primeiros dias de vida do suíno, perda de peso e apatia. É preciso atenção, pois, um leitão doente expõe toda a leitegada à doença. A melhor forma de tratar, controlar e preveni-la é através de medicamentos específicos, que devem ser receitados por um veterinário. Recomenda-se que, ao nascer, os leitões sejam acompanhados por um.

2- Pneumonia

Essa doença tem como agente causador uma bactéria e é extremamente contagiosa. A boa notícia é que ela não causa a morte de todo o rebanho, que pode conviver com ela se receber o tratamento adequado. Uma das possíveis causa é a higiene precária do local, que acaba por permitir a proliferação da bactéria e a consequente contaminação dos animais. No caso de pneumonia enzoótica, é necessário vacinar todo o rebanho pois ela provoca a redução da imunidade dos animais, o que favorece o aparecimento de outras doenças.

3- Peste Suína

A peste suína é um pouco mais complicada que a pneumonia enzoótica. Isso porque ela é causada por um vírus que provoca febres altas, diarreia por vários dias, vômitos, andar desregulado, manchas azuis na pele e outros sintomas, podendo causar muitas mortes na criação. A vacinação é fundamental para evitar o aparecimento dessa doença no rebanho.

4- Febre Aftosa

Essa doença suína também pode ser passada para bovinos e, por isso, é preciso ficar atento. A carne infectada pela febre aftosa pode, inclusive, causar prejuízos aos humanos que a consomem. Lesões na vesícula e na cavidade bucal dos animais são os principais sintomas dessa doença.

5- Rinite Atrófica

A rinite atrófica pode ser propagada facilmente. Os principais sintomas são espirros, manchas escuras ao redor dos olhos, desenvolvimento retardado, corrimentos e atrofias nasais. A melhor forma de evitá-la é vacinando os animais, cuidando também para que a baia não fique muito cheia e que ela esteja sempre higienizada.

Inclusive, essas medidas de evitar a superlotação das baias e cuidar da higiene é fundamental para garantir que outras doenças não contaminem os animais. Ainda, ao adquirir animais de outros rebanhos, é preciso deixá-los no período de quarentena para garantir que estão livres de doenças, que podem ser transmitidas ao rebanho saudável. No caso de qualquer dúvida, o veterinário é o profissional indicado para auxílio aos suinocultores.

Aprenda mais sobre Doenças de Suínos na Disciplina VET Profissional Suínos – Produção e Principais Doenças, disponível, no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Fontes: Tudo Sobre Bichos – tudosobrebichos.com
Agroline – blog.agroline.com.br
por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações