Auscultação do sistema respiratório em cães e gatos: quais os cuidados necessários para realizar esse procedimento?

O Médico Veterinário é responsável pelos procedimentos clínicos durante o exame minucioso de diferentes espécies de animais em sua rotina diária de atendimento. Dentre esses exames está a auscultação do sistema respiratório

Auscultação do sistema respiratório em cães e gatos: quais os cuidados necessários para realizar esse procedimento?

É importante que o Médico Veterinário saiba observar e identificar as alterações encontradas no sistema respiratório de cães e gatos, assim como praticar e saber usar os termos técnicos adequados para cada uma das alterações do sistema respiratório.

Para realizar a auscultação, Waleska Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal, explica que é importante:

• Manter o animal em estação sobre a mesa
• Delimitar campo pulmonar a ser auscultado.
• Auscultar o tórax de frente para trás e de cima para baixo, bilateralmente.
• Auscultar no mínimo dois movimentos respiratórios em cada ponto de auscultação.
• Realizar auscultação comparativa em cada lado.

É importante escutar o som com atenção, pois podem ocorrer tanto alterações bilaterais quanto unilaterais no pulmão. Sons característicos dos pulmões são sons claros devido à grande quantidade de ar que passa pelo sistema respiratório inferior. A ocorrência de sons maciços ou timpânicos indicam alterações no pulmão.

O som característico de um pulmão normal durante a auscultação é um som limpo, claro, devido à passagem de ar. Ouvir crepitações, sibilos e sons abafados indica alterações tais como: broncoconstrição, secreção interna, líquido na pleura ou no tórax.


A auscultação do aparelho respiratório de cães e gatos também é um exame sistemático e deve ser realizado da região cranial em direção à caudal e do dorso em direção à região ventral posicionando o estetoscópio nos espaços intercostais.

O Médico Veterinário deve auscultar toda a área pulmonar com cuidado e atenção, de ambos os antímeros do pulmão. Muitas alterações que não são de origem respiratória também são inidentificáveis pela auscultação no tórax.

Em cães e gatos, deve-se auscultar dois movimentos respiratórios em cada ponto.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.