Avicultura: o que é círculo de proteção para pintinhos?

Os pintinhos recém-chegados à granja são semelhantes a bebês, precisam de atenção do produtor e devem ser observados várias vezes ao longo do dia. A finalidade do círculo é concentrar o calor e manter os pintos sempre próximos à esta fonte de calor

Avicultura: o que é círculo de proteção para pintinhos?

Para os pintinhos, o ambiente quente é fundamental para a sobrevivência, eles devem ficar juntos e bem aquecidos, o que se obtém com a utilização de um cercado, chamado círculo de proteção. O círculo de proteção ou determinada área limitada do galpão, tem por finalidade proteger os pintos de correntes de ar e mantê-los próximos da fonte de calor, de água e de alimento.

Durante a chegada dos pintinhos, é preciso atentar para o fato de estarem estressados e, às vezes, desidratados devido à locomoção que, em alguns casos, pode durar até 2 ou 3 dias de viagem de caminhão. Geralmente, os animais já se encontram vacinados e separados por sexo”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

O círculo de proteção deve conter:

• Cama de serragem;

• Bebedouro;

• Comedouro.

A cama do aviário também deve estar preparada no interior do círculo de proteção, a fim de, evitar o contato das aves com o piso duro e frio; proteger contra o impacto, abrasão e a umidade; facilitar a absorção das excretas.

Um dos materiais mais utilizados para formar a cama do aviário é a serragem, também denominada cepilho ou maravalha. Outro material utilizado com menor frequência para fazer a cama do aviário é o sabugo de milho triturado. Contudo, a variedade de materiais usados nas granjas para compor a cama avícola pode variar de região para região, dependendo do local onde a produção se encontra. Entre esses materiais, podemos também citar a palha de café e a palha ou casca de arroz. Ambos os materiais devem ser bem produzidos e apresentar boa qualidade de absorção.

O círculo de proteção que abriga os pintinhos quando chegam à granja é feito de chapas de Alcatex ou Duratex, com altura de 50 cm e cujo raio deve medir 1,5 m.

Círculos de proteção possuem, aproximadamente, 3 m de diâmetro. Nesse espaço é possível ao produtor receber até 500 pintinhos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações