Bactérias do gênero Brucella: conheça esse gênero de bactérias responsável por causar doenças em animais e humanos

O gênero Brucella é composto por bactérias gram-negativas pertencentes à família Brucellaceae. Esses microrganismos, alguns de caráter zoonótico, são responsáveis por causar doenças em animais e humanos

Bactérias do gênero Brucella: conheça esse gênero de bactérias responsável por causar doenças em animais e humanos

Os microrganismos que compõem o gênero Brucella são cocobacilos gram-negativos, intracelulares facultativos, possuem um sistema reprodutor e células reticuloendoteliais e causam infecção de caráter crônico.

Esse gênero provoca grandes prejuízos na medicina veterinária e traz riscos na saúde humana (principalmente tratadores e pessoas que possuem contato mais próximo com os animais infectados)”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.

O gênero Brucella foi descoberto em 1887. A partir de alguns estudos, foi possível verificar que se tratava da espécie Brucella melitensis (sem notificação no Brasil). Posteriormente, foram descobertas mais algumas espécies, por outros estudiosos, algumas delas causadoras de zoonose em humanos, chamadas de espécies rugosas, como é o caso da Brucella ovis e a Brucella canis. As espécies que não causam zoonose em humanos pertencem ao grupo das espécies lisas.

Os microrganismos do gênero Brucella têm uma resistência baixa à luz solar direta, mas possuem uma capacidade grande de sobrevivência no meio ambiente, em diferentes locais, e nos alimentos, podendo durar até 800 dias.

As principais vias de eliminação desses microrganismos em animais têm a ver com fluidos e anexos fetais, sêmen, leite (contaminação grande para os humanos) e mucosas (nasal, oral, conjuntival, genital).

Diagnóstico da Brucelose

De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, os testes de triagem devem ser feitos em campo, por médicos veterinários credenciados ou em laboratórios autorizados, seguindo as metodologias e os protocolos indicados pelo MAPA, visando evitar e diminuir os impactos negativos causados pelas zoonoses na saúde animal e humana. Dentre os testes de triagem estão: Anel do Leite e o Rosa Bengala.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações