Bovinos devem ser casqueados? Por quê?

O casqueamento tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos em animais estabulados e mesmo mantidos em piquetes.

Bovinos devem ser casqueados? Por quê?   Artigos VetProfissional

Os cascos têm por finalidade a sustentação e a locomoção dos bovinos, daí sua estrutura rígida e sua forma de crescimento. O casqueamento tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos em animais estabulados e mesmo mantidos em piquetes.

Confira a importância do casqueamento em bovinos em:


- Raças de leite
As perdas de produção de leite por lesões nos cascos situam-se, nos casos graves, em cerca de 20% da lactação. O estresse causado pode também influenciar negativamente na reprodução, com redução da ocorrência e observação do cio e da taxa de concepção.

Até bem pouco tempo, os produtores de leite davam pouca atenção aos problemas de cascos. Não consideravam as lesões um problema que tivesse influência significativa na produção. Geralmente, os principais problemas de saúde considerados eram as doenças da glândula mamária e as doenças reprodutivas. Só em tempos recentes, nas últimas décadas, é que as patologias dos pés dos bovinos adquiriram importância na bovinocultura, a partir de observações e pesquisas que demonstraram ser este um dos principais entraves da atividade.

Por tudo isso, nos sistemas de produção de leite em confinamento, o casqueamento é tido como atividade fundamental de manejo.

- Raças de corte
Nos rebanhos de corte, o casqueamento ganhou significativa importância nos rebanhos de elite, nos quais os animais normalmente são mantidos em piquetes ou em cocheiras, sob manejo nutricional intensivo. Vacas, touros e bezerros mantidos sob esse tipo de manejo devem ser casqueados para que sejam evitadas lesões nos cascos. Animais do rebanho comercial em terminação no confinamento não precisam de casqueamento a não ser que apresentem problemas, já que o tempo de confinamento é muito curto.

Tanto animais de elite dos rebanhos leiteiros como os do rebanho de corte, logo após a desmama, devem passar por casqueamento, não apenas para corrigir o crescimento exagerado das unhas, mas também para que possam ser feitas correções dos aprumos. Pequenas correções podem ser feitas porque os animais estão ainda em crescimento, em plena formação do seu aparelho locomotor.

Aprenda mais sobre o casqueamento de animais no Curso Online Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações