Broncopneumonia em equinos: veja como alguns descuidos pode favorecer essa doença

Um animal foi transportado por longo percurso em carreta aberta e foi exposto a exercício físico intenso até a noite. Dias depois passou a apresentar diversos sintomas de que não estava bem. E agora?

Broncopneumonia em equinos: veja como alguns descuidos pode favorecer essa doença

Um animal foi transportado por cerca de 100 km até um evento de cavalgada, por onde permaneceu em exercício físico intenso até a noite, retornando em uma carreta aberta, sem proteção contra o vento.

Após o transporte, o animal passou a apresentar apatia; redução da alimentação; respiração ofegante; grande esforço respiratório, mesmo mediante exercícios leves; fica muito tempo parado, se recusando a deslocar em marcha ou trote; fica deitada em algumas horas do dia.

Inicialmente, deve-se realizar o exame físico geral, com análise visual, palpação, auscultação do sistema digestório, cardíaco e respiratório, e aferição de temperatura”, explica Lorena Chaves Monteiro, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

O exame específico do sistema respiratório pode ser realizado no momento da auscultação e mensuração da frequência cardíaca, respiratória e do trato gastrointestinal. Veja a seguir as etapas desse exame.

1. Percussão dos seios nasais;
2. Percussão digital do tórax;
3. Auscultação do sistema respiratório;
4. Teste de esforço respiratório.

Como exames diferenciais são realizados o hemograma, o bioquímico (função hepática, renal, equilíbrio eletrolítico e proteinograma) e a coleta de fezes (métodos OPG - número de ovos por grama e de Baermann).

Fatores de desencadeamento da broncopneumonia:

• Transporte do animal a longa distância (100 km), em carreta aberta, em um período frio do dia (manhã e noite), possibilitando a grande entrada de ar frio nas narinas e no sistema respiratório. O ar frio diminui a atividade dos macrófagos e neutrófilos alveolares, predispondo a colonização de microrganismos patogênicos no pulmão do animal.

• Exercício físico de alta intensidade (cavalgada), expondo o equino ao estresse físico e respiratório.

• Animal não vacinado contra enfermidades do trato respiratório. Tendo contato com outros animais em situações sanitárias desconhecidas, pode ter sido infectada, por exemplo, com a influenza. O vírus da influenza gera lesões em mucosa e no mecanismo mucociliar de proteção do sistema respiratório, sendo porta de entrada para outros patógenos oportunistas.

Também se deve ter em mente que, a maioria dos casos de broncopneumonia nos equinos ocorre pelos próprios microrganismos que colonizam o trato respiratório.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos – Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. Dr. Guilherme Costa Fausto, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais e com a Prof.ª M.ª Lorena Chaves Monteiro, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.