Caprinos: características externas da cabeça do animal

As principais características dos caprinos podem ser observadas por meio da fisiologia externa do corpo desses animais

Caprinos: características externas da cabeça do animal

Conhecer a boa conformação anatômica e as características desejáveis da espécie e das raças é o que proporciona identificar os defeitos de um animal e classificá-los quanto ao grau de interferência no desempenho produtivo. Também, conhecer os aspectos de um animal saudável facilita na identificação de animais doentes.

As principais características dos caprinos podem ser observadas por meio da fisiologia externa do corpo desses animais”, explica a Dr.ª Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.

Com relação à cabeça dos caprinos, devemos observar os seguintes pontos:

- O perfil nasal dos caprinos é retilíneo ou subconvexo, exceto para algumas raças, por exemplo, a raça Boer.

- Os caprinos são animais que possuem barba (fêmeas e machos) e chifres virados para trás. Em criações intensivas, os animais são mochados quando jovens para evitar brigas e acidentes.

Caprinos apresentam perfil retilíneo e barba.

Caprinos apresentam perfil retilíneo e barba.

- Glândulas de Schietzel: estão localizadas na base do chifre de caprinos machos e fêmeas. Essas glândulas segregam o líquido responsável pelo odor hircino característico da carne e do leite da espécie. As glândulas são estruturas consideradas como parte do aparelho sexual dos caprinos e seu odor é mais acentuado nos machos após a puberdade.

- Regiões ímpares da cabeça: fronte ou face, boca, chanfro, focinho, espelho do focinho (parte sem pelo), mento (queixo), base do corno, nuca.

- Regiões pares da cabeça: orelhas, olhos, narinas, garganta, parótidas (abaixo da base da orelha), bochechas e chifres.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!  

Receba Mais Informações