Carne caprina: conheça as características dessa carne de grande aceitação e alto valor econômico

Assim como o leite, a carne caprina possui alto valor biológico, sendo bem aceita na culinária devido às suas características, como baixo teor de gordura, alta umidade entre outras

Carne caprina: conheça as características dessa carne de grande aceitação e alto valor econômico

A carne caprina possui boa aceitação (uma das carnes mais consumidas do mundo) e grande valor econômico. É uma carne vermelha de boa qualidade, com bastante teor de proteína de alto valor biológico e baixa porcentagem de gordura.

Existe uma busca grande por alimentos saudáveis e com qualidade devido à incidência de doenças cardiovasculares na população humana.

Graças aos sistemas de criação, as cabras são animais que possuem o menor tempo de produção, podendo ser abatidos com 4 meses de idade”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia. Os caprinos são animais de menor custo, pelo ciclo de vida ser menor, e podem ser alimentados com pastagens nativas ou alimentos alternativos.

A carne caprina possui as seguintes características:

Características sensoriais: a carne abatida de animais jovens possui alta umidade, alta porcentagem de proteína e baixa quantidade de gordura. Isso faz com que tenha boa textura e capacidade de aproveitamento pela digestão humana, tornando-se assim muito valorizada.
Características nutritivas: ↑ proteína, ↓ gordura, ↑ concentração de ácidos graxos diversos, ↓ quantidade de colesterol, entre outros.
Aspectos sanitários: os caprinos possuem menores problemas sanitários, com baixo consumo de medicamentos, que se adequam às necessidades do consumidor.

Quando analisamos as carcaças caprinas, encontramos as seguintes características:

• São pouco compactas, longilíneas e magras.
• Caprino com até 35 kg: possui relação de quantidade de carne para a de osso não muito boa.
• Caprino acima de 35 kg: possui relação melhor entre gordura e músculo. Porém, possui mais gordura.
• Baixo teor de gordura.
• Carne com alta digestibilidade.
• Elevados níveis de proteína, ferro e ácidos graxos insaturados.
• Reduzido teor de colesterol.

Os componentes básicos e de maior valor econômico da carcaça dos caprinos são: ossos, músculos e gordura.

A porção comestível da carne caprina depende de seu rendimento, das condições corporais do animal e da composição química (proteína, gordura).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.