Cateter endovenoso? Conheça a função do Mandril e o Canhão

Mandril é o instrumento do cateter que penetra a pele do paciente e alcança o vaso, por isso, possui uma ponta com bisel. Ao perfurar a pele e acessar o vaso, o canhão, por sua vez, enche-se de sangue

Cateter endovenoso? Conheça a função do Mandril e o Canhão   Artigos VetProfissional

O mandril é o instrumento do cateter que penetra a pele do paciente e alcança o vaso, por isso, possui uma ponta com bisel. A ponta biselada, por sua vez, deve ser posicionada para cima no momento de penetrar a pele do animal para evitar que a ponta de silicone do tubo do cateter se dobre ao atravessar a veia do paciente.

Ao perfurar a pele e acessar o vaso, o canhão enche-se de sangue, demonstrando ao médico que realizou corretamente o procedimento. Após acessar a veia, remove-se o mandril, deixando o tubo de silicone por onde fluirá o líquido na veia do paciente.

Antes de inserir o cateter na pele, entretanto, é preciso fazer a assepsia do local utilizando álcool 70%. Em seguida, insira o cateter na veia jugular do paciente, posicionando o bisel para cima. Após a indicação de sangue no canhão, afrouxe o garrote, remova o mandril e deixe o tubo de silicone na veia do paciente.

Agora sim, a veia jugular do paciente encontra-se cateterizada e pronta para a aplicação de medicamentos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa.
O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações