Cavidade celomática: vamos conhecer os órgãos do sistema respiratório que compõem essa cavidade presente nas aves

As aves são espécies que se diferenciam dos mamíferos tanto em relação à anatomia quanto à fisiologia dos sistemas

Cavidade celomática: vamos conhecer os órgãos do sistema respiratório que compõem essa cavidade presente nas aves

A cavidade celomática representa, nas aves, o tórax e o abdômen dos mamíferos domésticos, pois, nessa cavidade, todos os órgãos estão dispostos de forma uniforme. As aves não possuem o músculo diafragma e nem a divisão da cavidade torácica e abdominal. Nos mamíferos, esse órgão separa o tórax do abdômen.

Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária, explica que entre os órgãos que compõem a cavidade celomática, tratando-se do sistema respiratório, destaca-se:


a) Traqueia

Responsável por conduzir o ar das narinas e da boca até os brônquios. Durante esse processo ocorre a umidificação do ar e, nessa passagem, ocorre separação de partículas: as maiores são retidas no trato respiratório superior, e as menores são englobadas e fagocitadas dentro dos brônquios e dos alvéolos pulmonares.

Outra característica que diferencia as aves dos mamíferos são os anéis cartilaginosos completos. Nos mamíferos, esses anéis formam uma meia lua, propiciando o colapso de traqueia. Nas aves, a siringe é responsável pela fonação.


b) Pulmões

Localizados dorsalmente, nas aves, os pulmões são rígidos, não existe a complacência pulmonar, logo, apresentam o volume sempre fixo. São responsáveis por manter a termorregulação das aves e, é nos pulmões que ocorrem as trocas gasosas.


c) Brônquios

Possuem três subdivisões:

Primários intrapulmonar;
Secundários: denominados medioventral, mediodorsal, latero-ventral e laterodorsal. A função dos brônquios primários e secundários é conduzir o ar até os brônquios terciários (parabrônquios).
Terciários: onde ocorre a hematose; são subdivididos em paleopulmonares e neopulmonares.


d) Sacos Aéreos

Essas estruturas não existem nos mamíferos. São fundamentais para o processo de respiração das aves, constituídos de nove sacos, responsáveis pela recepção do ar inalado, de onde este será liberado constantemente para os brônquios terciários para que ocorram as trocas gasosas. Os sacos aéreos são constituídos por 9 sacos: 2 cervicais; 1 clavicular; 2 torácicos craniais; 2 torácicos caudais; 2 abdominais.

Os sacos aéreos compõem a cavidade celomática com a função de diminuição do peso; reduz a fricção entre os órgãos; ajuda na termorregulação; e aumenta a flutuação na absorção de impacto na água.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Sistemática do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.