Células: conheça essa estrutura essencial para a vida animal

A vida de um animal se inicia com apenas uma célula, através da fecundação de um óvulo por um espermatozoide que dá origem ao crescimento celular de um novo ser vivo

Células: conheça essa estrutura essencial para a vida animal

A célula é a unidade básica do corpo dos mamíferos. O corpo é formado por mais de trilhões de células. “O conjunto de células formam os órgãos e sistemas responsáveis pelas funções vitais do organismo, por exemplo: respiração, deglutição, absorção e adaptação ao meio ambiente”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As estruturas físicas que compõem a célula são:

- Citoplasma: local onde estão presentes as organelas da célula. No citoplasma temos o citosol, um fluido claro, transparente que tem como função realizar a movimentação de todas as organelas presentes no citoplasma.

- Núcleo: é o centro de controle da célula, o local onde está armazenado o material genético da célula que propicia a sua reprodução e síntese proteica. Responsável por coordenar todas as atividades metabólicas de cada um dos tipos de célula.

- Nucléolo: é a parte interior do núcleo. No nucléolo encontra-se disponível grande quantidade de RNAs que irão participar da transcrição de proteínas no processo de reprodução celular, a partir do material genético existente no núcleo.

- Membrana nuclear: exerce a função de separar o citoplasma do núcleo.

- Membrana celular ou membrana citoplasmática: responsável por manter constante o meio interno em relação ao meio externo, promovendo o adequado funcionamento da célula.

- Retículo endoplasmático liso ou agranular: responsável por realizar a síntese de lipídios.

- Retículo endoplasmático rugoso: é o responsável por realizar a síntese proteica na célula. Para isso, possui os ribossomos que são os pequenos grãos que lhe dão a característica granular.

- Complexo de Golgi: é composto por quatro ou mais camadas de vesículas fechadas, finas e achatadas.

- Mitocôndrias: têm a função de produzir energia para célula - ATP - a partir de moléculas de glicose e de oxigênio provenientes das hemácias que se encontram no líquido extracelular.

- Lisossomos: Os lisossomos são vesículas formadas a partir do Complexo de Golgi. No interior dos lisossomos são encontradas enzimas responsáveis pela digestão intracelular de subprodutos do metabolismo da própria célula.

- Peroxissomos: formados a partir da autorreplicação do retículo endoplasmático, têm a função de armazenar enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio.

- Ribossomos: podem estar presentes livres no citoplasma.

Essas estruturas estão presentes em todos os tipos de célula do organismo animal.

A compreensão acerca da fisiologia das células nos ajuda a identificar quadros clínicos patológicos nos animais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações