Cetose e esteatose hepática em vacas leiteiras: conheça duas doenças metabólicas que ocorrem simultaneamente no animal

Cetose e esteatose hepática são doenças metabólicas que acontecem simultaneamente no animal, de forma associada, e que apresentam maior ocorrência durante o período de transição, ou seja, naqueles primeiros 21 dias após o parto

Cetose e esteatose hepática em vacas leiteiras: conheça duas doenças metabólicas que ocorrem simultaneamente no animal

A cetose é uma desordem metabólica associada ao balanço energético negativo e à carência de carboidratos precursores de glicose, típicas do período do parto de vacas de elevada produção de leite. Enquanto a esteatose hepática é a condição na qual ocorre acúmulo de triglicerídeos dentro dos hepatócitos (acúmulo de gordura nas células do fígado).

Nos primeiros 21 dias após o parto dos animais, nota-se com mais frequência a ocorrência da cetose e da cetose hepática, estando ligadas ao metabolismo de gordura. “Essas doenças ocorrem mediante o aumento da concentração plasmática dos ácidos graxos não esterificados ou livres. Esses ácidos são fonte de energia para as vacas em lactação”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal.

O fígado é um órgão essencial para as vacas durante este período, sendo o direcionador do fluxo de energia e de nutrientes.

As doenças em questão poderão ocorrer quando a gordura corporal do animal adquire três destinos:

Oxidação completa (transformação em energia), através do ciclo de Krebs (resultando em ATP, CO2 e água);

Oxidação parcial (aumento da probabilidade de cetose hepática), com ausência de alguns precursores para girar o ciclo de Krebs, resulta nos corpos cetônicos que são fontes normais de energia para o bovino.

Aumento da esteatose hepática, onde o ácido graxo não esterificado não se internaliza nos hepatócitos, ficando neles retido, formando lóbulos de gordura, caracterizando a esteatose hepática nos animais.

Quanto maior a produção => maior a mobilização corporal => maior probabilidade do excesso de cetose e esteatose hepática.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.