Ciclo estral de bovinos: você sabe reconhecer o cio de uma vaca?

O ciclo estral são eventos fisiológicos que ocorrem entre períodos sucessivos de receptividade sexual (estro ou cio)

Ciclo estral de bovinos: você sabe reconhecer o cio de uma vaca?

O ciclo estral é o período compreendido entre dois estros de duração variável. Porém, em torno de 21 dias, apresenta fases bastante evidentes, caracterizado por modificações da genitália tanto interna quanto externa, bem como no comportamento da fêmea”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária.

Quais são as fases que compõem o ciclo estral?

- A Fase folicular é a fase curta (20%), que vai desde a regressão do corpo lúteo até a ovulação, possuindo como hormônio predominante o estradiol.

- A Fase luteal é a fase considerada longa, que vai da ovulação até a regressão do corpo lúteo, possuindo a progesterona como hormônio predominante.

- O Anestro é quando o ciclo reprodutivo cessa, devido a situações de gestação, lactação, subnutrição ou patologias.


A ciclicidade ocorre após a puberdade do animal, por um período de receptividade sexual variando de 19 a 23 dias (média: 21 dias).

Nessa fase, o animal caracteriza-se por ser poliéstrico, com cios (estros) ao logo de todo o ano. As etapas do ciclo estral que vão compor a fase folicular e luteal são o proestro, estro, metaestro e diestro.

O Proestro (1 a 2 dias) é a fase anterior ao estro, onde se observa a queda nas concentrações plasmáticas de progesterona e aumento nas de estrógeno. As alterações do comportamento sexual observadas nessa fase são a formação de grupos sexualmente ativos e os comportamentos de instigação. Nessa fase ocorre o recrutamento de folículos para ovulação + secreção de estrógeno.

O Estro (12 a 18 horas) é o período de aceitação de monta, onde o comportamento sexual é ditado pelas elevadas concentrações plasmáticas de estrógeno. Nessa fase ocorre a receptividade sexual + pico de secreção de estrógeno.

Presença de muco na vaca em etapa de estro.

Presença de muco na vaca em etapa de estro.

O Metaestro (2 a 4 dias) é a fase posterior ao estro e ovulação. Coincide com o aumento nas concentrações plasmáticas de progesterona, devido à formação do corpo lúteo. Aqui, há ausência de comportamento sexual. Nessa fase ocorre a formação do corpo lúteo + início da secreção de progesterona.

O Diestro (14 a 17 dias) é o período mais longo do ciclo estral, que coincide com a fase luteal, com elevadas concentrações de progesterona. Essa fase finaliza quando o corpo lúteo é lisado (luteólise). Nessa fase ocorre a manutenção da secreção luteal de progesterona.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações