Cistotomia em animais: como chegar a um diagnóstico para a realização desse procedimento?

A cistotomia é a incisão cirúrgica na bexiga para a remoção dos cálculos renais e outros corpos nocivos. Essa técnica é também denominada litotomia ou operação da talha

Cistotomia em animais: como chegar a um diagnóstico para a realização desse procedimento?

O diagnóstico de doença da bexiga é essencial para que se possa iniciar o procedimento cirúrgico. O diagnóstico pode ser realizado por meio do histórico do animal junto com o exame de palpação.

Conhecer o histórico do animal é o primeiro critério que irá nos auxiliar a alcançar o diagnóstico de doença da bexiga. “O proprietário do animal é o responsável por relatar esse histórico e os sintomas pelos quais vem passando o animal”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em oftalmologia veterinária. Os sintomas podem ser caracterizador por:

Micção inadequada: ocorre quando o animal passa a urinar em locais inadequados e em quantidades inadequadas.
Estrangúria: dificuldades para urinar devido à dor e lentidão durante a eliminação da urina em consequência de espasmo uretral ou vesical.
Placiúria: micção em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.
Hematúria: presença de sangue na urina do animal.


O exame de palpação da bexiga é viável dependendo do tamanho da bexiga e em casos de animais não obesos. A palpação tem como objetivos: sentir a presença de cálculos dentro da bexiga do animal ou sentir a presença de espessamento dentro da parede vesical.

Para o diagnóstico de doenças da bexiga e pertinência de cirurgia, é essencial fazer um exame de urina do animal.

Ultrassonografia e radiografia são essenciais ao diagnóstico de doença da bexiga uma vez que irão indicar a espessura da parede vesical e presença de cálculo que seja radiopaco.

Podemos considerar entre os fatores que contribuem para a indicação à cistotomia os casos de:

• Neoplasias cervicais.
• Coleta de material para cultura antibiograma.
• Desobstrução uretral.
• Urolitíase.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.