Colmeia racional x colmeia natural: afinal, qual a função das colmeias?

As colmeias podem ser construídas pelo homem ou pelas próprias abelhas, em locais propícios e adequados, como ocos em árvores, cupinzeiros abandonados, buracos em barrancos, e qualquer outro lugar que as proteja das intempéries

Colmeia racional x colmeia natural: afinal, qual a função das colmeias?

As abelhas são insetos sociais que vivem em colmeias. As colmeias são constituídas por vários favos paralelos, e cada um se forma por um conjunto de alvéolos que são células hexagonais de cera, construídas pelas próprias abelhas.

Nestas células, ou alvéolos, são guardados os dois principais alimentos das abelhas: o mel (fonte de energia para as abelhas) e o pólen (fonte de proteína). “Além de servir para armazenar alimentos, os alvéolos servem também como o local onde a rainha põe ovos que irão originar novas abelhas e dar continuidade à colmeia”, explica Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade, do VET Profissional.

Em tempos remotos, quando do início da apicultura, a domesticação das abelhas começou com a transferência de colmeias naturais, geralmente alojadas em ocos de árvores, cujos abrigos eram transferidos para as proximidades das residências, visando à extração periódica de mel.

A colmeia racional surgiu porque, com o tempo, os apicultores e estudiosos descobriram que as abelhas adotam um padrão de construção dos favos. Além disso, mantém entre esses favos um espaço suficiente para o trânsito e trabalho na colmeia, o chamado espaço abelha, que mede entre seis e nove milímetros.

As colmeias racionais, inventadas pelo homem para domesticar as abelhas, imitam os abrigos naturais, e oferecem facilidade para que o apicultor possa controlar a população da colônia e colher o mel.

Foi um apicultor e estudioso norte-americano chamado Lorenzo Lorraine Langstroth que planejou a colmeia racional mais usada no mundo, a colmeia Langstgroth. Com ela, o apicultor está oferecendo às abelhas proteção contra intempéries e predadores, numa condição de abrigo muito superior à encontrada na natureza.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade do VET Profissional, com o Prof. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, Médico Veterinário e especialista em Apicultura, Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.