Como e quando desmamar potros?

A frequência das mamadas diminui à medida que o potro cresce. Contudo, o tamanho do potro não pode ser considerado o único fator determinante para a desmama

Como e quando desmamar potros?   Artigos VetProfissional

 

A frequência das mamadas diminui à medida que o potro cresce. Contudo, o tamanho do potro não pode ser considerado o único fator determinante para a desmama. “Muitas vezes o potro é grande e sua altura chega a ultrapassar o costado da mãe, mas trata-se de um potro que pode ser considerado ainda bastante e jovem que não deve ser desmamado”, afirma Fabiana Garcia Christovão, Doutora em Medicina Veterinária na área de Patologia Animal.

De forma geral, a desmama dos potros deve ser feita quando os animais estiverem com 5 meses a 6 meses de idade. Quando está na natureza, porém, a própria égua percebe o período de desmame, e nessa situação pode-se ter uma desmama mais tardia, com 8 meses ou mais.

Para definir o melhor momento de desmama, reúna o lote de animais – mães e potros – e observe os seguintes critérios:


• Escore corporal da égua (mãe): se a égua estiver com o escore corporal prejudicado e observa-se que o aleitamento já não está sendo suficiente para o potro, é hora de iniciar a desmama.

• Éguas gestantes: algumas éguas receptoras podem receber o resultado positivo de gestação enquanto ainda estiverem amamentando o último filhote. Essa também é uma condição interessante para a desmama, que deve ser observada de perto, pois se a égua fica muito apegada ao potro, durante o processo de desmama e separação, pode ser que entristeça e perca o filhote que está no ventre.

• Raça: esse também pode ser um fator que influencia na desmama quando se tem lotes de éguas que não são da mesma raça, já que a capacidade de produção de leite ao longo do tempo está realcionada com a raça dos equinos.

O método a ser utilizado para a desmama deve ser definido pelo criatório. Não existe o método perfeito, todos têm suas vantagens e desvantagens. Contudo, o sistema mais encontrado na prática é o sistema de desmama abrupto.

Aprenda mais sobre o manejo de potros no Curso Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações