Como iniciar uma necropsia em equino a campo?

A necropsia pode ser realizada a campo, mesmo porque, em se tratando de animais de grande porte, seu transporte até a clínica é inviável

Como iniciar uma necropsia em equino a campo?

O exame necroscópico consiste em realizar um exame detalhado do cadáver do animal com o objetivo principal de investigar a causa da morte, quando esta ainda é uma incógnita, ou para confirmar um diagnóstico.

Antes de começar a técnica de necropsia, é preciso realizar uma anamnese, de modo a obter todas as informações sobre o ambiente em que o animal vivia, suas condições de manejo alimentar e sanitário, o tempo do desenvolvimento do quadro clínico que o levou a óbito, os sintomas apresentados, entre outros”, explica João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária.

O primeiro passo de uma necropsia é o exame externo do cadáver, com o qual já é possível observar possíveis lesões e sintomas.

Nessa etapa, em uma primeira avaliação geral, observa-se o estado nutricional do animal, analisando seu escore corporal. Também, é preciso averiguar as suas condições de higiene, possíveis escaras de decúbito e presença de lesões ou fraturas. Outro ponto importante é verificar a presença de massas e nódulos pelo corpo e sinais de alopecia.

Para efetuar a abertura de um equídeo, é necessário, primeiro, posicioná-lo corretamente, ou seja, em decúbito lateral direito. Depois, desarticulam-se os membros anteriores e posteriores que ficaram por cima, no caso, os esquerdos. Para isso, é preciso tracionar o membro e, com uma faca, sempre cortar em sentido unidirecional.

O próximo procedimento é realizar uma incisão mentopubiana, que é um corte, apenas abrindo a pele, realizado desde a região mentoniana (queixo) até a região do púbis. Essa incisão, diferente na maneira realizada em animais de pequeno porte, deve ser feita retirando-se um filete de couro e não apenas um corte reto. Ao chegar ao pênis, em caso de machos, deve-se abatê-lo caudalmente.

Em seguida, realiza-se o rebatimento da pele, ainda sem expor os órgãos internos, mas retirando o máximo de tecido subcutâneo possível.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Patológica – Técnica de Necropsia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.