Como limpar ordenhadeiras mecânicas?

As etapas do protocolo de higienização devem ser cumpridas a dedo, principalmente quando se tratar de equipamentos que entram em contato com o leite no processo de ordenha

Como limpar ordenhadeiras mecânicas?   Artigos VetProfissional

As etapas do protocolo de higienização devem ser cumpridas a dedo, principalmente quando se tratar de equipamentos que entram em contato com o leite no processo de ordenha, explica Prof. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário, especialista em Pecuária Leiteira.

Etapa 1. Retirada dos resíduos
Remova os resíduos de leite com água à temperatura entre 40oC e 50oC. O sistema de ordenha deve estar aberto para que a água seja descartada.

Etapa 2. Limpeza da parte externa
Faça a limpeza da parte externa dos equipamentos com detergente e enxágue. O sistema de ordenha deve estar aberto para que a água seja descartada.

Etapa 3. Limpeza com solução alcalina clorada
A solução alcalina clorada deve ser preparada na concentração pH = 10 a 11,5 e cloro = 75 a 200 ppm. A temperatura da água deve estar próxima a 75oC. O sistema de ordenha deverá estar fechado para que a solução circule por ele. Tempo de circulação: 10 minutos.

No sistema de limpeza CIP, o circuito é fechado e as teteiras são conectadas a mangueiras que se ligam ao tanque. Devemos colocar os produtos de higienização no tanque e ligar o equipamento de ordenha para que a solução de limpeza possa circular pelos equipamentos. A própria turbulência gerada pelo vácuo no equipamento de ordenha favorece a limpeza de toda a parte interna do circuito por onde passa o leite.

Sistema CIP de limpeza da parte interna do equipamento após a ordenha


Sistema CIP     Artigos VetProfissional

Etapa 4. Enxágue com água entre 35oC e 50oC
O enxágue com água quente tem como objetivo eliminar os resíduos do detergente alcalino. O sistema de ordenha deve estar aberto para que a água de enxágue seja descartada.

Etapa 5. Limpeza com solução ácida
A limpeza com solução ácida deve estar com pH = 3,5 após a diluição. Deve ser feita em água fria ou levemente aquecida entre 30oC e 35oC. Sistema de ordenha deve estar fechado. Tempo de circulação: 5 minutos. A higienização com solução ácida deve ser feita com a frequência de 1 a 2 vezes por semana.

Etapa 6. Enxágue final
Enxágue com água fria ou levemente aquecida até 35oC. O sistema de ordenha deve estar aberto para que a água seja descartada.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite – De Acordo com a IN 77 do VET Profissional, com a Prof. M. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário especialista em Pecuária Leiteira, Mestre em Nutrição de Bovinos de Leite pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.