Como ocorre a fertilização em bovinos?

Fertilização é quando ocorre a penetração do espermatozoide no óvulo maduro. Mas para que ocorra, deve ocorrer o deslocamento dos espermatozoides desde a vagina até a região da tuba uterina

Como ocorre a fertilização em bovinos?

O deslocamento dos espermatozoides desde a vagina até a região da tuba uterina pode ocorrer mediante os processos de transporte imediato (espermatozoides não viáveis para fertilização) ou transporte de sustentação (espermatozoides passando por etapas de transposição)”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária.

No processo inicial da monta natural, grande quantidade do ejaculado (células espermáticas) é perdido através do refluxo e sofre fagocitose.

Parte do sêmen vai sofrer um processo de fagocitose através de macrófagos ou neutrófilos a partir da parede vaginal, onde ocorre a atuação de células de defesa na vagina, na cérvix e no início do útero.

Certa quantidade de espermatozoides consegue transpor a parte final da vagina passando pela cérvix e anéis cervicais. Apenas aqueles de maior motilidade e viabilidade conseguirão chegar ao útero e aos cornos uterinos.

Parâmetro de longevidade dos gametas de bovinos:

- Espermatozoides: 30 a 48 horas

- Óvulos: 20 a 24 horas.

Na prática da inseminação artificial, através da manipulação via transretal com a utilização de pipeta, consegue-se transpor a vagina, a cérvix e os anéis cervicais mais rapidamente, realizando a deposição do sêmen diretamente no corpo do útero.

Apesar da transposição mais facilitada da barreira da vagina e da cérvix, certa quantidade de sêmen também é perdida por refluxo. Por isso, em algumas, decide-se pela inseminação intracornual.

A deposição do sêmen é feita anteriormente ao momento da ovulação para que o processo de capacitação seja completado (antes da chegada do oócito).

Ao entrar em contato com a zona pelúcida, os espermatozoides sofrem uma reação acrossômica, levando à fusão da membrana plasmática com a membrana externa do acrossoma e liberação de enzimas (favorecem a penetração).

A fertilização ocorre quando existe a fusão do espermatozoide com a membrana plasmática do oócito (espaço perivitelino). Nessa fase acontece uma reativação da meiose e liberação do 2º corpúsculo polar (oócito fecundado = zigoto).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações