Comportamento sexual e libido de equinos: qual o comportamento esperado nos machos?

O médico veterinário deve ter plena noção do que é considerado um comportamento sexual e a libido normal para a espécie, ao avaliar garanhões a fim de considerar ou não esses animais como reprodutores de excelência

Comportamento sexual e libido de equinos: qual o comportamento esperado nos machos?

Um bom reprodutor deve expressar a libido de maneira adequada, independente da intensidade do estímulo. Isso significa que o animal deve receber um bom treinamento para que a manifestação de seu comportamento seja compatível com o procedimento seguro de coleta de sêmen para todos os participantes: a égua, o garanhão, o condutor do animal e o responsável pela coleta do sêmen.

“Ao se conseguir que os animais tenham comportamento sexual e expressão da libido adequados, os resultados podem ser observados quando, ao direcionar um reprodutor ao local de coleta, esse já apresenta excitação sem oferecer riscos ao condutor”, explica Bruna de Freitas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Medicina Veterinária.

Cavalo em contato com égua em cio: nessa ocasião, são normais reações, tais como: vocalizar, farejar, mordiscar levemente os membros, pescoço e vulva da fêmea. Após esse cortejo, ocorre o reflexo de Flehmen que consiste na eversão do lábio superior de forma a aumentar a captação de feromônios perante a exposição do órgão vomeronasal. Após ou concomitante ao reflexo, ocorre a ereção seguida da monta no período de tempo entre 5 a 10 segundos.

O tempo entre o cortejo e a cópula - incluindo a ejaculação completa – varia de 2 a 5 minutos. Variações nesse tempo podem ocorrer em função da idade e experiência do animal. Além disso, é importante considerar também a época do ano por causa da frequência com que o garanhão é exposto a fêmeas receptivas.

Quaisquer alterações que fujam a esse padrão de comportamento devem ser criteriosamente observadas e analisadas pelo veterinário, pois podem indicar distúrbios cujas causas são ordem física ou psicológica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução Equina do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos; Prof. Dr. Márcio Menezes, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em foliculogênese e endocrinologia do estral, análises hormonais, criopreservação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões equinos; Prof.ª Dr.ª Bruna de Freitas, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ginecologia e andrologia animal e biotécnicas aplicadas à reprodução animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.