Contrastes radiográficos: por que utilizar?

Os contrastes são utilizados quando é necessário diferenciar, nas imagens radiográficas, estruturas anatômicas com opacidades semelhantes

Contrastes radiográficos: por que utilizar?

Existe contraste natural entre as diferentes estruturas anatômicas. Contudo, em alguns casos, essa diferenciação é perdida e, com isso, há radiopacidade igual ou muito parecida entre os órgãos, o que impede a leitura da imagem radiográfica. Então, nesses casos, os contrastes são utilizados quando é necessário diferenciar, nas imagens radiográficas, estruturas anatômicas com opacidades semelhantes.

Os contrastes são utilizados para facilitar a visualização de corpos estranhos, massas etc., permitindo um diagnóstico muito mais preciso e, consequentemente, um tratamento muito mais efetivo”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.

Contudo, é necessário conhecer quais os tipos de contrastes sintéticos devem ser usados em cada caso, além da sua correta administração, pois equívocos nesses aspectos podem causar danos à saúde do paciente.


Os tipos de contrastes utilizados na rotina veterinária são:

- Contraste positivo – é mais radiopaco. Pode ser de bário ou iodo.

Órgão evidenciado pelo contraste positivo.

Órgão evidenciado pelo contraste positivo.

- Contaste negativo – é mais radiotransparente.

Órgão evidenciado pelo contraste negativo.

Órgão evidenciado pelo contraste negativo.

E quais são as vias de administração dos contrastes?

O contraste pode ser administrado pelas vias:

- Oral (ingestão)
- Parental (via endovenosa ou arterial)
- Endocavitário (orifícios naturais: uretra, reto, útero)
- Intracavitário (parede da cavidade: fístula)
- Intratecal (canal medular)

*Antes da realização de qualquer exame contrastado, deve ser feito um exame simples.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações