Córnea, esclera e limbo: o que saber sobre isso?

Córnea e esclera formam a camada fibrosa do olho. O limbo é a transição entre a córnea e a esclera

Córnea, esclera e limbo: o que saber sobre isso?   Artigos VetProfissional

Córnea e esclera formam a camada fibrosa do olho. O que torna a córnea transparente e a esclera branca são os tipos de colágenos atuantes, as disposições de suas fibras e as vascularizações. O limbo é a transição entre a córnea e a esclera. “Nesta região são encontradas inúmeras células-tronco que se multiplicam em ceratócitos que caminham no sentido da córnea, levando as células que se renovarão”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais.

Particularidades da córnea:


• É lisa, avascular e transparente.
• Não possui pigmento e vasos sanguíneos.
• É nutrida pelo filme lacrimal e pelo humor aquoso (líquido que preenche o olho).
• Possui controle do conteúdo aquoso

As fibras colágenas possuem uma orientação equidistante, ou seja, a distância entre uma fibra colágena e outra é exatamente igual, o que faz com que a córnea seja transparente.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações