Criação de frangos de corte: dicas para a densidade e cama

A cama é um item importante na avicultura, pois seu descuido pode gerar sérios problemas sanitários ao lote

Criação de frangos de corte: dicas para a densidade e cama   VetProfissional

A densidade da cama para a criação de frangos de corte diz respeito à quantidade de aves por área de galpão. Densidades menores representam maior conforto e bem-estar para a ave, enquanto que altas densidades representam mais lucro por área. “A cama é um item importante na avicultura, pois seu descuido pode gerar sérios problemas sanitários ao lote”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica. Dessa forma, a cama precisa ter aspecto seco, sem emplastramentos, e necessita de revolvimentos periódicos.

Alguns granjeiros optam por reaproveitar a cama, uma vez que o lote de corte fica no galpão por aproximadamente 42 dias, mas o ideal é trocar de cama a cada troca de lote.

Em caso de reaproveitamento de camas, é preciso, antes do uso:


• • Verificar se o lote anterior não teve problemas sanitários;
• • Confirmar se não há excesso de gases;
• • Peneirar a cama;
• • Deixá-la fermentar.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.