Criação de ovinos: qual a importância do bem-estar animal?

Cada vez mais a população tem se preocupado com a origem do alimento que consome, não admitindo mais produtos oriundos de criações indevidas e de abates cruéis

Criação de ovinos: qual a importância do bem-estar animal

Já é comprovado que o animal que vive sob condições saudáveis e que o permite expressar seu comportamento natural produz bem mais que o animal submetido a condições ruins, além de seu produto ser de qualidade muito superior. Sendo assim, o produtor só tem a ganhar ao adotar as práticas de bem-estar animal na propriedade.

O termo “bem-estar animal” é caracterizado pela condição harmoniosa entre o animal e o meio ambiente”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia. É uma ferramenta que busca melhorar a saúde animal e a produção da pecuária, sendo uma peça indispensável para uma criação com sustentabilidade (FAO, 2009).

Cinco liberdades formam a base lógica para a avaliação do bem-estar. São elas:

1 – Liberdade nutricional: livres de fome e sede, pelo fácil acesso à água e a uma dieta para manter a saúde e o vigor.
2 – Liberdade ambiental: livre de desconfortos, proporcionando um ambiente adequado.
3 – Liberdade sanitária: livres de dor, ferimentos e doenças, por prevenção ou rápido diagnóstico e tratamento adequado.
4 – Liberdade comportamental: livres para expressar comportamentos normais, proporcionando espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia de animais da mesma espécie.
5 – Liberdade psicológica: livres de medo e de angústia, garantindo condições e tratamentos que evitem sofrimento mental.

Práticas de manejo como castração, vacinação, caudectomia e tosquia precisam ser realizadas de forma a não aumentar o estresse que essas ações normalmente já provocam. O profissional responsável por esses manejos deve ser bem treinado, pois assim não manuseará o animal mais do que o necessário, e precisa manter o ambiente calmo, sem barulhos e sem movimentos bruscos, pois os ovinos naturalmente se assustam muito.

Conhecer o comportamento dos ovinos também é algo que auxilia no controle do estresse animal. Desse modo, é importante saber que os ovinos:

• São animais gregários, portanto, o isolamento do rebanho é uma das situações mais estressantes.
• Não são agressivos e experimentam medo, ansiedade e frustração durante manejos simples.
• Não se adaptam bem a confinamentos.
• São animais que tendem a aumentar a frequência cardíaca de maneira intensa quando estressados e em situações de medo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.