Crioscopia do leite: quais os fatores que podem causar variações na crioscopia do leite?

A crioscopia é uma análise de precisão e uma propriedade coligativa que serve para inspecionar alterações que possam ocorrer no leite

Crioscopia do leite: quais os fatores que podem causar variações na crioscopia do leite?

Crioscopia é o estudo da diminuição do ponto (temperatura) de congelamento (solidificação) do solvente presente em uma determinada solução após a adição de um soluto não volátil.

O índice crioscópico é ponto de congelamento de determinada substância e o ponto de crioscopia do leite varia de acordo com alguns componentes nele dissolvidos”, explica Adriano França da Cunha, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Ciência Animal. A exemplo, a gordura e a proteína exercem efeito nulo.

Fatores que podem causar variações na crioscopia do leite:

a) Espécie/raça: algumas raças e espécies de animais produzem leite com maior ou menor concentração de sólidos, excluindo-se a gordura e proteína.

b) Estágio de lactação:

Início da lactação: produção de colostro com alta concentração de solutos, o que faz com que o ponto de congelamento seja menor, mais afastado de zero.

Pico da produção de leite: a concentração de sólidos é menor, fazendo com que o ponto crioscópico seja mais próximo de zero, ou seja, maior.

Final da lactação: produção de leite cai e, consequentemente, a concentração de sólidos aumenta, fazendo com que o ponto crioscópico seja menor.

c) Estação do ano/clima: em janeiro e dezembro ocorre maior produção de leite com menor concentração de sólidos. No meio do ano a produção de leite é menor com maior concentração de sólidos.

d) Alimentação: interfere quando os animais estão subnutridos, fazendo com que a produção de leite seja menor e a concentração maior, levando a um baixo ponto de congelamento.

e) Ordenha mecânica: a limpeza nesse tipo de ordenha deixa resíduos de água nas teteiras e mangueiras, fazendo com que ao leite seja adicionada água.

f) Acidez do leite: os microrganismos que se encontram no leite do tanque de expansão fermentam a lactose, aumentando a concentração de moléculas, fazendo com que o leite tenha baixo ponto crioscópico (quanto maior a acidez menor a crioscopia do leite).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Inspeção de Leite e Derivados do VET Profissional, com o Prof. Dr. Adriano França da Cunha, Mestre e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.