Crioterapia em animais: quais as indicações?

A crioterapia é a terapia com aplicação de frio em um local com injúria

Crioterapia em animais: quais as indicações?

A termoterapia pode ser realizada através da crioterapia, aplicação de baixas temperaturas ou por meio da aplicação de calor superficial em regiões específicas do corpo dos pacientes.

A crioterapia é indicada para casos de inflamação aguda ou traumatismo; para aumentar a amplitude de movimento, estimular a função muscular e, em casos de dor local, ela promove conforto e relaxamento”, explica Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária, Fisiatra e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal.

O frio penetra de forma profunda e possui alta durabilidade, podendo ser utilizado na fase aguda da injúria. Também há indicação da crioterapia pós-exercício intenso para minimizar respostas inflamatórias secundárias. A resposta é mediada pelo sistema nervoso e a resposta primária é a analgesia.

Cuidado!
Ao se realizar a crioterapia, não se deve aplicar o frio diretamente sobre a pele, deve-se evitar ulceração da pele e ter atenção, cessando o tratamento se a pele apresentar cor cianótica. Não se deve aplicar frio em feridas abertas e nem em áreas isquêmicas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisioterapia e Reabilitação Animal do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária e Fisiatra, Mestra em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações