Guias de Capacitação do Veterinários. Clique e baixe!

Crioterapia na oftalmologia veterinária: entenda quando pode ser utilizada

A crioterapia é uma técnica utilizada para corrigir anormalidades ciliares, por meio do congelamento e destruição dos folículos

Crioterapia na oftalmologia veterinária: entenda quando pode ser utilizada

A crioterapia, técnica que utiliza gelo, é aplicada na oftalmologia veterinária para corrigir anormalidades ciliares, destruindo os folículos problemáticos.

“Antes de qualquer coisa, é preciso ficar claro que o uso dos instrumentos para a correção das anormalidades ciliares deve ser extremamente cuidadoso para evitar lesões na córnea, uma vez que são manuseados muito perto dessa estrutura ocular”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia.

Importante saber que, para a crioterapia, que usa o gelo:

• Paciente deve estar sob anestesia geral.

• Magnificação de 5 a 10 vezes com lupa cirúrgica ou microscópio cirúrgico.

• Os gases utilizados são óxido nitroso (N2O) ou dióxido de carbono (CO2) a -25°C.

• A probe do aparelho deve ser colocada na superfície conjuntival, de 3 mm a 4 mm da margem palpebral.


Mas como funciona essa técnica? O aparelho faz um congelamento por 60 segundos em que já atinge a temperatura de -25°C prevista e para. Quando a temperatura começar a aumentar, o aparelho liga novamente por 30 segundos para manter a temperatura inicial alcançada.

Com essa técnica, é possível, se necessário, remover fileiras de pelos ou pelos que ainda não foram expostos. Sua taxa de recorrência é de 20%.

Com a crioterapia, há a destruição dos folículos, mas as Glândulas de Meinbonium se recuperam.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações